Segunda, 28 de setembro de 2020
66 9 9962 4999
Cidades

05/08/2020 às 16h21

20

Jediel Ribeiro Lemes

TERRA DO NOVA DO NORTE / MT

Guia registra cachoeira congelada no Parque do Caparaó, no ES
Ivan Souza disse que frio intenso também foi registrado no ano passado, na mesma época, mas que foi 'sorte' presenciar a queda d'água cheia de gelo.
Guia registra cachoeira congelada no Parque do Caparaó, no ES

Há 10 anos trabalhando no lado capixaba do Parque Nacional do Caparaó, na cidade de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, o guia Ivan Souza foi surpreendido na manhã desta terça-feira (4) quando chegou ao local e viu a paisagem tomada pelo gelo. A baixa temperatura na madrugada chegou a congelar uma pequena queda d´água do parque. Em um vídeo, ele registrou a cena. A água que corria sobre as pedras também formou uma camada de gelo. "Vou até a portaria do parque de moto, então ali já temos uma noção de como está o tempo. Tive que subir sentindo o rosto queimado pelo frio, e me deparei com essas lindas imagens", contou. Além disso, a vegetação e o acesso a algumas partes do parque também pareciam "pintadas de branco", por causa do gelo. Segundo ele, não é a primeira vez que a paisagem amanhece desse jeito nesta época do ano. Mesmo assim, a ação da natureza ainda surpreende e encanta o funcionário. "Esse frio já aconteceu no ano passado, nos meses de julho e julho, mas são raras imagens assim [da cachoeira]. É sorte pegar um dia exatamente como esse", declarou Ivan. 


Parque


Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Ele possui duas portarias de acesso, localizadas no município de Alto Caparaó, em MG, e em Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto, no ES, pelas quais o visitante pode conhecer o Pico da Bandeira e diversos outros atrativos do parque, entre, mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais. Mas, por causa da pandemia, a visitação está suspensa desde o 22 de março, quando foi publicada uma portaria.


Previsão


De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as baixas temperaturas deve permanecer no estado nos próximos dias. Na Região Sul, a previsão é de mínima de 11 °C para as áreas mais altas. Na Região Serrana, a mínima é de 13 °C.




 



FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Esporte local

Esporte local

Blog/coluna Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados