Quarta, 03 de março de 2021
66 9 9962 4999
Política

19/01/2021 às 14h28

33

Jediel Ribeiro Lemes

TERRA DO NOVA DO NORTE / MT

Mauro prevê que 2º lote de vacinas contra Covid chega este mês em Mato Grosso; “longo caminho”
O governador Mauro Mendes afirmou, ontem à noite, que a vacinação contra a Covid marca o início da recuperação de Mato Grosso em relação à pandemia
Mauro prevê que 2º lote de vacinas contra Covid chega este mês em Mato Grosso; “longo caminho”

 


O governador Mauro Mendes afirmou, ontem à noite, que a vacinação contra a Covid marca o início da recuperação de Mato Grosso em relação à pandemia. “Teremos longos meses pela frente. O número de vacinas enviadas aos estados é proporcional, e teremos um longo caminho a ser seguido até receber toda a imunização dos mato-grossenses”, relatou, após a técnica de enfermagem Luiza Batista Silva, que atua na linha de frente do combate ao Coronavírus, ter sido a 19 vacinada, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Também foram vacinados outros nove profissionais de saúde.


“A partir desta terça-feira estaremos dando sequência na distribuição aos municípios para que o mais rapidamente possível chegue aos prefeitos e secretários municipais de saúde”, explicou, acrescentando que o segundo lote deve ser entregue ainda este mês. “Eu acredito que essa etapa marca o início de uma virada de página. Ainda não temos a data dos novos lotes, mas temos a expectativa de que até o final do mês receberemos mais uma remessa”, acrescentou


“Ficamos felizes por estar aqui vivenciando este momento, que reflete a expectativa que temos de reconquistar a liberdade, direito de ir e vir e de ter a nossa vida de volta”. Mas o governador recomendou que a população continue a adotar as medidas preventivas contra o vírus, uma vez que serão muitas fases ainda para que a vacina seja aplicada de forma geral. “Temos um longo caminho pela frente. Por isso é importante que todos continuem a tomar as medidas farmacológicas para evitar a transmissão pelo Coronavírus”, recomendou.


Também participaram do ato a primeira dama Virginia Mendes, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Gilberto Figueiredo (Saúde); o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat; além de parlamentares do Estado e da Capital.


Conforme Só Notícias já informou, o lote de 126 mil doses chegou a Mato Grosso no início da noite, foi armazenado no Centro de Distribuição em Cuiabá e hoje as vacinas serão distribuídas para os polos regionais. Como são duas doses por pessoa, mais de 60 mil mato-grossenses serão vacinados nessa primeira fase.


Nessa primeira fase serão vacinados os profissionais da Saúde, população a partir dos 75 anos e acima dos 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (asilos e clínicas psiquiátricas), e indígenas que vivem em aldeias.


Na segunda fase, receberão a vacina a população de 70 a 74 anos; seguida da população de 65 a 69 anos; e depois os idosos entre 60 e 64 anos.


A terceira fase vai contemplar as pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.


Já a quarta fase vai imunizar os professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, informa a secretaria adjunta de Comunicação.



Só Notícias (fotos: Marcos Vergueiro/Tcheló Figueiredo/assessoria)

FONTE: Só Noticias

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Esporte local

Esporte local

Blog/coluna Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados