Quarta, 27 de janeiro de 2021
66 9 9962 4999
Política

07/01/2021 às 14h46

17

Jediel Ribeiro Lemes

TERRA DO NOVA DO NORTE / MT

Deputados começam se movimentar para ocupar vaga de Teis no TCE
Com a aposentadoria do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, solicitada em dezembro, mas ainda não efetivada pela corte, deputados estaduais começam a se movimentar para tentar ocupar a vaga na eleição, que deve ser realizada entre março e abril.
Deputados começam se movimentar para ocupar vaga de Teis no TCE

Com a aposentadoria do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, solicitada em dezembro, mas ainda não efetivada pela corte, deputados estaduais começam a se movimentar para tentar ocupar a vaga na eleição, que deve ser realizada entre março e abril. A indicação de Teis é da Assembleia Legislativa, que recebe os candidatos, faz uma sabatina e realiza a eleição.


Um dos primeiros a se colocar publicamente como candidato à vaga é o deputado estadual Alan Kardec (PDT), que entende ser suficientemente qualificado e que gostaria de ser “colocado à prova” durante o processo junto com outros candidatos.


“Caso isso ocorra lá na frente, eu tenho interesse de colocar meu nome pelo menos para ser sabatinado. Eu gostaria que, pelo menos, meu nome fosse colocado à prova, uma vez que eu sou servidor público de carreira há mais de 15 anos, fui vereador na Capital, conheço os 141 municípios [de Mato Grosso], fui secretário de Estado, deputado de segundo mandato”, disse em entrevista ao programa Resumo do Dia.


“Eu acho que tem que ter a disputa e gente precisa apresentar nomes. Assim como eu tenho certeza de que tem bons advogados e contadores na sociedade civil que podem ocupar este espaço também. Se surgir esta vaga, a Assembleia estará apta para fazer todo o rito e a sociedade tem que acompanhar isso”, completou.


Além de Kardec, outros parlamentares se movimentam e têm a candidatura especulada. No Democratas, o presidente Eduardo Botelho e o líder do governo no parlamento, Dilmar Dal Bosco, são cogitados. Também são cogitados os nomes dos deputados Max Russi e Sebastião Rezende (PSC).


Teis é um dos cinco conselheiros do TCE afastados do cargo sob acusação de corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além dele, José Carlos Novelli, Antônio Joaquim, Walter Albano e Sérgio Ricardo estão fora da Corte de contas. Eles foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa por terem condicionado a continuidade das obras da Copa do Mundo de 2014 ao pagamento de R$ 53 milhões em propina.


Também há a expectativa de que Novelli peça a aposentadoria este ano. A vaga dele pertence ao governo do Estado e entre os preferidos do governador Mauro Mendes (DEM) estariam os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).


Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

FONTE: Só Noticias

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Esporte local

Esporte local

Blog/coluna Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados